Todos sabemos algumas coisa sobre o saci, provavelmente o "ser" mais conhecido do nosso folclore; uma passagem que quero deixar é o que Câmara Cascudo diz no livro "Geografia dos mitos brasileiros":
"Quando se fala no Saci, sabe-se do “inquérito” que Monteiro Lobato dirigiu e que resultados extensos denunciou para a existência fantástica do duende negrinho. Nós conhecemos uma ave e um negrinho ágil, com uma perna só, nuzinho, de carapuça vermelha, amando assombrar o povo, correr a cavalo e desmanchar a alegria de quem encontra, ambos chamados Saci. (...) Em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, o Saci-pererê deixa, como vestígio indiscutível das suas habilidades de equitação, as crinas do animal entrançadas como teias, um emaranhado impossível de se desfazer e consertar. "
"Mas afinal, o que é o dia do Saci?"
Sabemos que dia 31/10 é mais conhecida como o dia das bruxas ou o norte-americano Halloween. O dia do Saci foi feito para esse dia de propósito, para olharmos para nossa própria cultura e refletirmos para o que estamos celebrando; ou se estamos apenas sendo influenciados pela cultura pop e almejando se sentir mais perto do pertencimento do "american dream " que esculpe abóboras e sai para pedir doces.
No ensaio "Saci para quê? Considerações Sobre o Dia do Saci."(que super indico a leitura completa), escrito pelo folclorista Andriolli Costa, é dito:
"Percebemos assim que o Halloween vem de um desejo de participação, de estar integrado em uma cultura tão popularizada pela mídia. Querem comprar doces temáticos, ir a lojas de fantasias, imitar monstros do cinema. E não há nada errado nisso. O Dia do Saci tem uma outra lógica: pega o gancho em uma data para convidar as pessoas a conhecerem mais sobre nós mesmos. Nosso folclore ainda não foi mercantilizado, então as celebrações exigem muito mais do artesanal, do desejo de compartilhar o amor pelos nossos mitos. Já vi muita gente dizendo que para isso já existe o Dia do Folclore. Para quê um dia do saci? Oras, seria como dizer que não é preciso um dia de São João se já existe um dia de todos os santos.
Cabe lembrar; o Dia do Saci não é um feriado nacional. A proposta de sua criação ocorreu em 2003, com dois projetos de lei que não foram aprovados. No entanto, de lá para cá, a data já foi instituída como feriado municipal em dez municípios, principalmente no interior de São Paulo. Isso não impediu que várias outras cidades também passassem a promover suas próprias brincadeiras em homenagem ao diabrete brasileiro. Esse é o espírito. Saci não é das gostosuras, mas das travessuras."
Pesquisa: Pablo Henrique
Modelo: Júlia Corrêa
Fotografia e iluminação: Eduardo Costa
Edição: Eduardo Costa
Figurino: Júlia Corrêa
Maquiagem: Eduardo Costa
Cenário: Eduardo, Júlia e Pablo
Texto: Pablo Henrique
Livro "Geografia dos Mitos Brasileiro", do autor Luís da Câmara Cascudo.
Podcast Poranduba episódio 58- "Halloween X Dia do Saci". Por Andriolli Costa
Ensaio "Saci para quê? Considerações Sobre o Dia do Saci". Por Andriolli Costa
Entre em contato por e-mail pablocausosgerais@gmail.com