Dá um calor no coração quando se conhece pessoas que têm tanto interesse quanto você sobre determinados assuntos. E foi isso que eu senti ao entrar em contato com Margareth Marinho que é professora, contadora de histórias, autora de livros e SACIÓLOGA de Juiz de Fora (MG), mesma cidade que habito atualmente; quanto mais folcloristas unidos, melhor! Adquiri com ela dois livros de sua autoria sobre nosso bom e velho “duende brasileiro”. Os livros “Dossiê Saci” (2017) e “Manual de Saciologia” (2018), resultado de pesquisas de anos sobre o Saci.
“Dossiê Saci” é um livro rico em informações sobre ele, aqui vemos detalhes de origem, nascimento, tipos, teorias, variações regionais, sabedorias, características físicas, de personalidade e até a morte do Saci; e outras coisas mais. Trazendo fortes referências dos escritos lobatianos sobre esse mito. Além do conteúdo é uma edição totalmente artisticamente artesanal feita pela artesã Maria Polessa com detalhes de envelhecimento costura, entrelaçados, colagem, tecidos, linhas, tintas e rica em ilustrações de Daniel Rodrigues.
“Manual de Saciologia” podemos dizer ser uma versão "pocket" do dossiê; com informações mais resumidas e voltadas para o público infantil, ótima para uma deliciosa contação de histórias. É um livro divertido, colorido e com ilustrações cheias de vida feitas por Álvaro Omine.
Ambos os livros são leituras que indico para qualquer pessoa que goste do Saci e quer saber mais um pouco sobre ele; e também para apresentá-lo a quem o desconhece. Como Margareth escreve na epígrafe do dossiê:
“A todos aqueles que já viram, têm vontade ou conhecem o Saci.
Para saber mais informações sobre os livros e adquiri-los acesse o site www.dossiesaci.com, onde você também pode saber dos trabalhos e projetos da autora Margareth Marinho envolvendo nosso folclore.
Texto e fotos por Pablo Henrique
Entre em contato por e-mail pablocausosgerais@gmail.com