Este minicurso tem como objetivo geral discutir os possíveis usos e impactos do filme documentário, entendido aqui como uma tecnologia social da memória, bem como problematizar algumas características. Serão apresentados conceitos introdutórios ao gênero, suas categorias, os sentidos de verdade x "realidade" x imparcialidade, como criar um projeto de documentário (não trabalhando com um edital de fomento específico) e quais os possíveis impactos pode resultar uma produção dessas. Visando proporcionar uma maior familiaridade e olhar crítico acerca desse gênero fílmico. Em linhas gerais, mostrando como o vídeo documentário é capaz tanto de educar, entreter, influenciar ou, até mesmo, doutrinar, podendo contribuir para o encontro das alteridades, de reivindicações e de lutas contra o esquecimento (ou apagamento). O minicurso é indicado tanto para quem aprecia e é leigo quanto para quem já realiza filmes e está no início da carreira de documentarista.
O curso também conta com uma breve Mostra Causos de curtas documentários (duração de 1 hora total), produzidos por membros do coletivo Causos Gerais e seus colaboradores , na intenção de debater sobre conteúdos e processos de produção destes filmes exibidos.
Este minicurso foi criado originalmente como conclusão do projeto "Saberes e Fazeres Mapeados", para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Artística (PIBIART 2022-2023); junto a Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (PROCULT/UFJF) e o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (MAEA). A partir de convites e pedidos fora aprimorado o conteúdo e tópicos abordados para próximas turmas.
Para saber quando novas turmas para o minicurso, confira a divulgação realizada nas redes sociais do coletivo ou na página Agenda do nosso site.
Entre em contato por e-mail pablocausosgerais@gmail.com