Será apresentado nesta oficina uma breve introdução ao gênero fílmico documentário, passando por suas subcategorias e tipos de construção, sobre o que podemos enxergar como "verdade" e seus possíveis usos sociais. E também, uma passada técnica com dicas para processos de produção independente e para a criação de projetos, a partir da pesquisa e experiência ao longo do processo pelo oficineiro.
Esta é uma oficina realizada como conclusão do projeto "Saberes e Fazeres Mapeados", para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Artística (PIBIART 2022-2023); junto a Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (PROCULT/UFJF) e o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (MAEA). Tanto a oficina quanto o produto final do projeto foram desenvolvidos pelo bolsista Pablo H. F. Melo e orientado pela Profª. Drª. Luciane Monteiro (diretora do MAEA).
O evento tem apoio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (FUNALFA), responsável pela gestão da cultura no município de Juiz de Fora, que cedeu o espaço de execução da oficina, com viés de alcançar pessoas além dos muros da universidade e abranger um público diverso e interessado ao tema. E também, a Editora Estação Liberdade estará conosco no evento; nessa parceria será sorteado um livro e disponibilizado um cupom exclusivo, com 30% de desconto no catálogo de arte, cinema e fotografia, em seu site.
O evento ocorrerá presencialmente em dois dias, 27 e 28 de julho das 14:00 às 18:00, no Anfiteatro João Carriço (sede da FUNALFA- Avenida Barão do Rio Branco 2.234, Juiz de Fora - MG). Sendo necessário 75% de presença no curso, para emissão de certificado como ouvinte feito pela PROCULT.
Inscreva-se e leia atentamente o formulário: https://forms.gle/8dT4ujNX3R8FWxyw8
Entre em contato por e-mail pablocausosgerais@gmail.com